Notícias

28 de julho – Dia do Agricultor

Seu trabalho nos inspira a semear esperança.
E a cultivar o respeito por quem tem história. 

Parabéns à todos os Agricultores
da nossa querida Macuco!

São as mãos que alimentam o mundo! 

Câmara de Macuco toma mais uma medida preventiva no combate ao Coronavírus

A Câmara de Macuco tomou mais uma medida de prevenção em relação ao Covid-19.

Por meio de uma solicitação da Comissão Especial de Covid-19 ao Presidente da Câmara, Zé Estefani, agora, todos os funcionários, Vereadores, assessores e público visitante têm a temperatura aferida antes de adentrarem ao prédio da Câmara.

A Câmara adquiriu um termômetro infravermelho para utilização na testa, capaz de medir a temperatura corporal das pessoas através da detecção da intensidade de luz vermelha, visando prevenção ao coronavírus. A febre é um dos sintomas apresentados por pacientes com covid-19 e a temperatura do corpo alta, acima dos 37°, também pode ser sintoma de outras doenças.

Comissão Especial de Covid-19 da Câmara fiscaliza Escolas e Academias do Município

Em meio ao período difícil que todos estamos vivendo, a Comissão Especial de Covid-19 da Câmara tem atuado em todas as áreas do Município, no intuito de fiscalizar e assegurar os direitos de todos os cidadãos, avaliando, analisando e visitando os órgãos públicos e privados ligados diretamente à linha de frente no combate à Covid-19.

Na última semana, a Comissão acompanhou a entrega dos Kits Alimentação nas escolas municipais, com o objetivo de fiscalizar os meios de prevenção ao vírus.

Estiveram também fiscalizando as academias do Município, e puderam constar que estavam em estrito cumprimento de todas as normas e regras que determinam o Decreto Municipal. Algumas academias não foram fiscalizadas, pois não estavam em atividade no momento da visita.

A Comissão Especial de Covid-19 vêm trabalhando assiduamente no intuito principal de fiscalizar o cumprimento de todas as normas e regras determinadas pelo Decreto nº 1130/2020, expedidos pelo Executivo.

Ela é composta pelos Vereadores Diogo Latini, Alberto Herdy e Romulo Oliveira, porém representa e tem o total apoio de todos os Vereadores da Câmara, que juntos, visam um único objetivo: o fim desse período que aflige à todos.

Comissão de COVID-19 se reúne com Prefeito Bruno Boaretto

A Comissão Especial de COVID-19 da Câmara Municipal de Macuco, esteve nesta quarta-feira (15), participando de mais uma reunião juntamente com a Presidente da Comissão Municipal do CREF – Conselho Regional de Educação Física, a Sra Miriam Vanelli e com o Prefeito Municipal, Sr. Bruno Boaretto, para tratar da retomada das atividades físicas no município, atendendo todos os protocolos de prevenção, de forma segura e em conformidade com Decreto Municipal nº 1130/2020, emitido nesta quarta-feira.

A Comissão agradece ao Prefeito Bruno Boaretto, pelo atendimento e por permitir a flexibilização com relação às atividades físicas no Município, e ressalta mais uma vez, que toda essa flexibilização estará sempre obedecendo as normas de prevenção ao vírus, como o uso das máscaras, álcool gel, e evitando aglomerações.

Câmara recebe representante da Comissão Municipal do CREF – Conselho Regional de Educação Física

A Câmara Municipal de Macuco recebeu nesta segunda-feira (13), a Presidente da Comissão Municipal do CREF, a professora Miriam Vanelli, que solicitou aos Vereadores, em especial à Comissão de COVID-19, para que pudessem interceder junto ao Poder Executivo na retomada das atividades físicas no Município, bem como dos estabelecimentos que promovem atividades físicas, como academias, Personal Trainer, centros de ginásticas e outros segmentos afins.

Após ouvir as sugestões do CREF, A Comissão decidiu por agendar nova reunião, incluindo o Poder Executivo, na pessoa do Prefeito Bruno Boaretto e equipe, para tratar desse assunto da melhor forma possível, chegando a uma decisão final e coerente para todos.

“Foi um prazer imenso receber a Comissão Municipal do CREF aqui na Câmara. Aproveito para dizer que esta Casa já vem fazendo um trabalho em busca da retomada dessas atividades, com apresentação de indicações, de Selo de Academia Segura e também foi apresentado um Projeto de Lei onde solicita que as academias sejam reconhecidas como serviço essencial no Município” – concluiu o Vereador Diogo Latini.

Comissão Especial de COVID-19 da Câmara propõe ao Executivo novas medidas de combate ao Coronavírus

A Comissão se reuniu nesta semana para tratar de assuntos que foram sugeridos ao Prefeito do Município.

Um dos assuntos em pauta, era que fosse criado um boletim informativo de acordo com o mapeamento geográfico, ou seja, um boletim com as informações do Coronavírus em cada bairro do Município, contendo todas as informações possíveis.

O segundo assunto, era para que a Secretaria de Saúde, nesse período de pandemia, fizesse a entrega dos medicamentos de uso contínuo aos pacientes com mais de 65 anos , com dificuldade de locomoção e que são do grupo de risco, em suas residências, como modo de facilitar e proteger os idosos de nosso Município.

Para a Comissão, esses são assuntos importantes e de muita relevância, que merecem a atenção especial do Executivo.
Também, durante a reunião, foram analisadas algumas respostas sobre pedidos feitos anteriormente à Secretaria de Saúde.

Outra duas ações também foram solicitadas ao Executivo: que utilizasse os alunos do Programa Guarda Mirim Ambiental, para que, através de vídeos pudessem fazer um trabalho de conscientização voltado aos jovens do município, fazendo com que passassem a aderir com mais frequencia ao uso da máscara, tendo em vista ser esse um equipamento de proteção insubstituível e necessário, que ainda tem sido rejeitado por grande parte dos jovens do nosso Município, e também, solicitou-se a disponibilização de um aparelho de telefonia móvel no Centro de Triagem da COVID-19, para que os contatos com os moradores do bairro Volta do Umbigo e demais localidades que tenham dificuldade de sinal de telefonia móvel, seja feito através de chamada de voz pelo WhatsApp, haja visto que alguns moradores dispõem de sinal de WI-FI, via internet, possibilitando esse tipo de contato.

Comissão Especial do Covid-19 visita as Escolas Municipais

A Comissão Especial do Covid-19 se reuniu na última segunda-feira (29), na sede da Câmara, onde foram tratados assuntos referentes a Pandemia no Município.

A reunião contou com a presença dos vereadores que compõem a Comissão, Diogo Latini, Alberto Herdy e Romulo Oliveira, e também dos Vereadores Cássio Daflon e o Presidente da Casa, o Vereador Zé Estefani, e foram levantados assuntos relacionados a fiscalização e cumprimento do decreto, bem como o retorno de informações solicitadas a algumas secretarias.

Na manhã desta quinta-feira (02), os Vereadores Diogo Latini e Alberto Herdy visitaram as Escolas do Município de Macuco, acompanhando e monitorando as entregas das apostilas do mês de Julho dos alunos matriculados na Rede Municipal aos seus responsáveis.

Foram visitadas as Escolas David Coelho dos Santos, no bairro Barreira, a Escola Professora Sylvia Gonçalves Bittencourt Bath Rosas, no bairro Volta do Umbigo e o CIEP Municipalizado Honório Peçanha, no bairro da Reta.

Os Vereadores foram recebidos pelos respectivos diretores e professores das escolas bem como pela sub-secretária de Educação, a Sra Michelle Cunha, que acompanhou a Comissão durante a visita. Na ocasião, os Vereadores puderam ver de perto todo o trabalho desenvolvido e preparado pelos professores para esse período de enfrentamento a Pandemia Covid 19.

A Comissão Especial do Covid-19 se reúne todas as segundas-feiras, no Prédio da Câmara Municipal pra traçar as ações da semana.

Comissão Especial de Covid-19 da Câmara participa de trabalho de conscientização no Município

Na quarta-feira (17), o município de Macuco realizou, em parceria com o Governo do Estado, um trabalho de conscientização sobre a prevenção ao Covid-19.

A ação foi realizada por integrantes da equipe da Barreira Fiscal do Estado, onde foram abordagem a vários veículos, entre eles, carros, motos, bicicletas e também os pedestres, transmitindo e orientando-os sobre as medidas de prevenção a serem tomadas.

As pessoas que não tinham máscaras, ganhavam e eram orientadas a usá-las.

A Comissão Especial de Covid-19 da Câmara participou da ação no Município, representada pelos Vereadores Diogo Latini, Alberto Herdy e Rômulo Oliveira e puderam acompanhar de perto o trabalho realizado pelo Estado e Município.

Em nome da Comissão, “agradeço ao Coordenador da Operação, Sr. Artur Erthal, bem como ao Prefeito Bruno Boaretto, que através da Secretaria de Saúde e Guarda Municipal, executaram a ação em prol da população de Macuco” – ressaltou o Presidente da Comissão, Vereador Diogo Latini.

Ainda esta semana, a Comissão se reuniu no Plenário da Câmara na segunda-feira (15), em sua reunião semanal, para tratar de assuntos pertinentes a Pandemia.

É importante que as medidas de prevenção continuem sendo tomadas e que os cuidados com higiene continuem sendo realizados com frequência, como proteger nariz e boca ao espirrar e tossir; lavar sempre as mãos; não compartilhar objetos de uso pessoal; utilizar álcool gel nas mãos e se puder ficar em casa e evitar aglomerações.

SEMANA PRODUTIVA NA COMISSÃO ESPECIAL DE COVID-19, DA CÂMARA MUNICIPAL DE MACUCO

📍 Na segunda-feira (08), os Vereadores, membros da Comissão, Diogo Latini, Alberto Herdy e Romulo, se reuniram no Plenário da Câmara Municipal, onde discutiram ações e medidas à serem tomadas durante a semana. A reunião contou também com a presença dos Vereadores Cássio Daflon e João Batista.

📍 Na terça-feira (09), os Vereadores, membro da Comissão, Diogo Latini e Alberto Herdy e também o Vereador João Batista, visitaram o Centro de Triagem da COVID-19, o Pronto Atendimento Municipal e as barreiras de controle, onde puderam ver de perto todo o trabalho que vem sendo realizado no município.

📍 E na quarta-feira (10), encerrando a semana, a Comissão se reuniu no Plenário da Câmara, juntamente com o Presidente da Casa, o Vereador Zé Estefani, onde receberam representantes da ACIAM – Associação Comercial e Industrial de Macuco, e puderam ouvir sobre a realidade do comércio no município, objetivando soluções, diante da queda na economia, devido à pandemia.

“A Comissão tem trabalhado diariamente em prol da população de Macuco, e vem acompanhando também todas as questões relacionadas ao COVID-19 em nosso Município”, disse o Presidente da Comissão, Vereador Diogo Latini.