Notícias

CÂMARA DE MACUCO CRIA COMISSÃO DE COMBATE À COVID-19

Comissão Especial para assuntos relacionados ao Coronavírus.

A Câmara Municipal de Macuco aprovou o projeto de resolução nº 005/2020, que cria a Comissão Especial para assuntos relacionados ao Coronavírus – COVID-19.                             

     O projeto visa o acompanhamento, fiscalização, assessoramento, prevenção e controle de todos os atos do Poder Executivo, relacionados ao Coronavírus – Pandemia COVID-19 no âmbito do Município de Macuco.

     A Comissão criada, formada pelos Vereadores Alberto Herdy, Diogo Latini e Romulo Oliveira, poderá convocar o secretariado do município ou autoridades equivalentes para prestar esclarecimentos. Receber petições, reclamações, representações ou queixas de qualquer pessoa contra atos ou omissões das autoridades ou entidade públicas, referente ao Coronavírus e também solicitar todo e qualquer relatório vinculado ao assunto.

     O acompanhamento nesse momento de todas as medidas adotadas para combater a pandemia será em benefício da melhoria dos serviços públicos, resguardando com responsabilidade a transparência dos trabalhos desenvolvidos.

     Nosso papel enquanto legislativo é fiscalizar a aplicação do dinheiro público, ouvir o comércio e principalmente zelar pela população, para que possamos vencer esse momento difícil, afirma o Presidente Zé Estefani.

      No dia 01 de junho aconteceu a primeira reunião da Comissão Especial de Combate à COVID-19, onde foram tratados assuntos referentes às funções da Comissão, bem como, cada membro pôde expor suas opiniões e reivindicações à respeito do tema no âmbito do Município de Macuco.

      As reuniões acontecerão todas as segundas, às 15h.

      A partir desses encontros, novas informações e assuntos relacionados ao tema serão divulgados nas sessões, todas às quartas-feiras, à população e os demais Vereadores.

Câmara de Macuco realiza Sessão Solene de concessão de Comendas, Medalhas e Títulos de Cidadania Macuquense

Em comemoração aos 24 anos de Emancipação político administrativo do Município de Macuco, a Câmara Municipal realizou na noite do dia 28 de dezembro de 2019, a Sessão Solene em que foi concedido Comenda Deputado Junot Abi-Ramia Antônio ao Prefeito Municipal, Títulos de Cidadania Macuquense, Medalhas de Mérito Cultural Prefeito José Carlos Boaretto e Medalha Desembargador José Côrtes Júnior.

O evento ocorreu no Auditório Francisco Dorneles – Parque de Exposições Edgar Rodrigues Lutterbach, no Macuco  Rural Park, em cumprimento ao Decreto Legislativo nº 421/2019 de autoria da Mesa Diretora, recebendo além dos homenageados, autoridades e convidados.

Ao todo, foram agraciados 24 cidadãos, com os Títulos de Cidadão Macuquense, Medalha Desembargador José Cortes Júnior e Medalha de Mérito Cultural Prefeito José Carlos Boaretto.

Na ocasião, estiveram presentes o Presidente da Câmara, o Vereador Zé Estefani, o Vice-Presidente Vereador João Batista, o 1º Secretário Vereador Diogo Latini, o 2º Secretário Vereador Cássio Daflon, e os demais Vereadores Alberto Herdy, Carlos Alberto Tico, Julio Badini e Rômulo Oliveira.

Compuseram a Mesa também, o Prefeito Municipal Sr. Bruno Boaretto e a Vice-Prefeita Srª Michelle Bianchini Biscácio.

Na sessão foram concedidos os títulos e medalhas aos seguintes agraciados:

Através do Vereador Alberto Herdy:

– Título de Cidadão Macuquense ao Dr. Danilo Cassane Soares;

– Título de Cidadã Macuquense a Srª Valda do Amaral A. Sanches Alonço;

– Medalha Desembargador José Cortes Júnior ao Sr Wagner da Silva Cardoso.

Através do Vereador Carlos Alberto da Silva Oliveira:

– Título de Cidadão Macuquense ao Sr. Marcelo Pinto Borges;

– Medalha de Mérito Cultural Prefeito José Carlos Boaretto ao Sr. João da Rocha Ferreira Silva;

– Medalha de Mérito Cultural Prefeito José Carlos Boaretto ao Grupo Simplicidade.

Através do Vereador Cássio Avelar Daflon Vieira:

– Título de Cidadão Macuquense ao Sr. Idesio Matozinho Munier Curty;

– Título de Cidadão Macuquense ao Sr. Paulo César Damasceno Barbosa;

– Medalha de Mérito Cultural Prefeito José Carlos Boaretto a Sra Inajane Rohen de Lima e Silva.

Através do Vereador Diogo Latini Rodrigues:

– Título de Cidadão Macuquense ao Sr. Marcos Tadeu Erthal;

– Título de Cidadão Macuquense ao Sr. Jhonathan Anderson Rojas Bórquez;

– Medalha de Mérito Cultural Prefeito José Carlos Boaretto a Sra Margareth Souza Anselmo Barbosa.

Através do Vereador João Batista da Silva Martins:

Título de Cidadã Macuquense a Sra Ilma Consenci Gonçalves;

– Título de Cidadão Macuquense ao Sr. Girlan de Souza Lima;

– Medalha de Mérito Cultural Prefeito José Carlos Boaretto a Sra Lenira Vanelli da Silva.

Através do Vereador José Luiz Estefani Miranda Filho:

Título de Cidadão Macuquense ao Sr. Professor Isaac Gomes Barbosa;

– Título de Cidadã Macuquense a Drª Ive Silva Gomes;

– Medalha de Mérito Cultural Prefeito José Carlos Boaretto ao Sr. André Pereira Coelho.

Através do Vereador Júlio Carlos Silva Badini:

Título de Cidadão Macuquense ao Sr. Marcos Rogério Simão da Silva;

– Título de Cidadã Macuquense a Srª Maria Irene da Silva;

Medalha de Mérito Cultural Prefeito José Carlos Boaretto a Srª Lúcia Helena de Souza.

Através do Vereador Romulo da Silva Oliveira:

Título de Cidadã Macuquense a Srª Luciana Lopes Resende Martins;

– Título de Cidadã Macuquense a Srª Marina Pinheiro Espíndola;

– Medalha de Mérito Cultural Prefeito José Carlos Boaretto ao Sr.  João Batista Cardoso.

Após a entrega dos Títulos e Medalhas, deu-se início à entrega da Comenda Deputado Junot Abi-Ramia Antônio, ao homenageado, o Sr. Prefeito Bruno Alves Boaretto, que a recebeu devido ao seu destaque como Prefeito municipal e pelos relevantes serviços que vem prestando à população, bem como ao município.

Após a estrega da Comenda, o Presidente Zé Estefani ressaltou a importância da cerimônia para a comunidade Macuquense, “a entrega dos Títulos é uma oportunidade de reconhecimento àqueles que tanto fazem por nosso Município, mas que muitas vezes não recebem os devidos méritos. Entendam esses títulos como uma forma, ainda que pequena, de agradecer a vocês por toda diferença que fazem para nossa população”, disse o Presidente.

Na oportunidade da Sessão Solene, a Câmara de Macuco, representada pelo Presidente Zé Estefani e demais Vereadores, através de um cheque simbólico, oficializaram a devolução de mais R$ 200 mil à Prefeitura Municipal. A quantia devolvida aos cofres públicos é fruto da economia do Legislativo.

Câmara Municipal de Macuco adquire Veículo 0km para auxiliar nos trabalhos legislativos

Com maior segurança para os passageiros e menor custo de manutenção, a Câmara Municipal de Macuco adquiriu um veículo novo para o uso dos Vereadores. O modelo possui diversas ferramentas que auxiliam o motorista nas viagens, além de possuir maior espaço para os ocupantes.

O novo carro será de uso exclusivo dos parlamentares, que poderão utilizar o veículo para as viagens que envolvam o trabalho do legislativo.

O Presidente da Casa, Zé Estefani, destaca a economia com manutenção em relação ao carro anterior. “Todos sabem que, quanto mais antigo o carro, mais cara fica a sua manutenção. Além da baixa manutenção, procuramos um modelo que tivesse uma maior autonomia por litro de combustível, diminuindo ainda mais o gasto com viagens. Entretanto, acredito que a questão da maior segurança aos passageiros é o ponto principal para a aquisição deste novo veículo que será usado por muito tempo” afirmou Estefani.

RETORNO DOS TRABALHOS LEGISLATIVOS EM MACUCO

A Câmara Municipal de Macuco, informa que retornará às suas atividades parlamentares na próxima segunda-feira, dia 17 de fevereiro de 2020, às 18h.

E por se tratar da primeira Sessão Ordinária do ano, já existem projetos na pauta de votação para serem disponibilizados como de costume.

A Legislatura 2019/2020, sob a Presidência do Vereador Zé Eestefani, reforça seu compromisso com a cidade de Macuco e a expectativa da nova gestão é de continuar conduzindo os trabalhos da melhor maneira possível. 

As Sessões acontecem todas as Segundas e Quartas, às 18h.

Vereador macuquense Diogo Latini defende Educação Inclusiva e propõe Fórum Municipal para aprofundar o debate do tema

TEXTO – RICARDO VIEIRA

Respeitar as diversidades e trabalhar pela igualdade de direitos deveria ser um dever de todos os cidadãos. No entanto, ainda há muito que se avançar para garantir a inclusão social e fazer dela uma ferramenta sem fronteiras, capaz de colocar no mesmo patamar, lado a lado pessoas com as diferenças naturais impostas pela vida. 

Sonhando ver Macuco na vanguarda da igualdade social e tentando mostrar que respeito e dignidade são direitos de todos os seres humanos, o vereador Diogo Latini está propondo ao Poder Executivo, através da Indicação Parlamentar Nº 1377/19, datada de 7 de outubro de 2019, a criação do Fórum Municipal da Educação Inclusiva.

Em sua justificativa, Latini esclarece que é preciso unir todas as correntes educacionais e fazer com que estas se mantenham engajadas e articuladas para garantir que a Educação Inclusiva seja real, ofertada de forma descentralizada e em rede, algo que ele julga ser um divisor de águas na quebra de preconceitos e paradigmas sociais.

O vereador macuquense acrescenta que a missão da indicação é fortalecer a educação especial no âmbito municipal. Caso seja aprovado e adotado pelo prefeito Bruno Boaretto, o Fórum da Educação Inclusiva seria um espaço democrático, permitindo amplo debate entre profissionais de educação e sociedade, aprofundando reflexões sobre o tema e promovendo uma saudável troca de experiências e propostas.

“Se juntarmos num mesmo ideal comunidade, educadores, movimentos sociais e poder público, encontraremos caminhos suaves e soluções satisfatórias para acolher todas aquelas famílias que clamam pela educação inclusiva. Creio que seja um anseio coletivo bastante possível de acontecer”, acredita Diogo Latini.

Vereador Carlos Alberto Tico Tico consegue verbas para a Saúde para o Município de Macuco

O Vereador Carlos Alberto Tico Tico esteve no gabinete do ex-deputado federal Luiz Carlos Ramos do Chapéu, no ano de 2018 e, na ocasião, foi solicitado uma ajuda para o município de Macuco.

Esse mês (novembro) o Vereador recebeu a notícia de que Macuco será beneficiado com uma verba via emenda parlamentar no valor de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) que será destinada a área da saúde para o próximo ano, 2020.

 “Com a graça de Deus conseguimos este recurso federal. Agradeço ao ex-Deputado Luiz Carlos Ramos do Chapéu pelo apoio, pela presteza e agilidade, no qual não mediu esforços para atender as minhas solicitações. Tenho a certeza que ajudará a melhorar ainda mais os serviços de saúde que o nosso município oferece a população. O fato de Macuco ser atendido a nível federal mostra que a cidade está sendo bem representada. Sabemos que conseguir recursos não é fácil, mas estou lutando em busca de melhorias para nossa cidade, principalmente na área da saúde, pois a doença não espera e quando aparece precisamos ter os devidos recursos para oferecer atendimento e tratamento de qualidade a nossa população” – afirmou o vereador.

Câmara de Macuco, através do Vereador Júlio Badini, homenageia o jovem atleta Júlio Cesar

Na noite de ontem, dia 21 de outubro, na Câmara Municipal de Macuco, através de seus Vereadores, aprovou uma Moção de Aplausos à Escolinha de Futsal Filhos do Rei pelo brilhantismo na realização deste Projeto Social.

A Escolinha de Futsal Filhos do Rei é um projeto social que foi inaugurado em 03 de abril de 2018, na Quadra do Bairro Barreira, que atende várias crianças do município, entre a faixa etária de 6 a 17 anos e tem como objetivo instruir as crianças para o bem e para a prática do esporte.

Em um mundo com caminhos tortuosos como o que vivemos, o projeto recebe a contribuição de autoridades municipais de diversos seguimentos para palestrar, visando a transformação de pensamentos, a quebra de paradigmas, educando as crianças pelo movimento de interação social.

Na ocasião, todos os Vereadores o parabenizaram pelo belíssimo trabalho prestado com os jovens de nosso município e ressaltaram mais uma vez que as portas da Câmara Municipal estarão sempre abertas para ajudar e apoiar no que for preciso.

Hoje a escolinha atende um total de 45 crianças do município. As aulas acontecem às terças e quintas no período da manhã e tarde com o instrutor Júlio Cesar de Oliveira Dionizio. Competem em alguns campeonatos da região, onde a participação é o que os motiva.