No intuito de resgatar a memória política do Município de Macuco, e em comemoração pelos 22 anos de emancipação política e administrativa do município, a Câmara Municipal, presidida pelo Vereador Carlos Alberto da Silva Oliveira “Tico tico”, inaugurou no último dia 28, duas galerias – Junot Abi-Râmia e Therezinha Martinelli – para homenagear pessoas ilustres que atuaram na política do município.

Envoltos num ambiente de recordação e amor às causas do município que tanto amam, os macuquenses vivenciaram uma quinta-feira de muita emoção, relembrando os dias de luta e dedicação de seus líderes em busca da sonhada emancipação.

A ideia em criar essas galerias surgiu do presidente Carlos Alberto (Tico), com o intuito de deixar registrado no prédio da Câmara Municipal um espaço que resguardasse a história dos vereadores que passaram pela casa, contribuindo para o desenvolvimento do município nos últimos 22 anos.

A solenidade contou com a participação de ex-vereadores, ex-presidentes, atuais parlamentares, familiares dos homenageados e a comunidade.

Todos os presentes salientaram a importância da inauguração das galerias que contribuirá para que as futuras gerações possam saber quem foram as pessoas eleitas democraticamente pelo povo para lutar pelo município.

Durante a solenidade, vários homenageados e representantes falaram ao público da importância desta iniciativa, que objetiva de fato o resgate histórico de um antigo distrito e hoje município que possui uma bonita história para contar no que se refere ao Poder Legislativo.

A Galeria Junot Abi-Râmia foi instalada no hall de entrada da Câmara Municipal e a Galeria Therezinha Martinelli, na Sala de Sessões Plenário Luiz Paulo Vogas da Silva e está aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.

Para o Vereador Carlos Alberto “tico tico”, a galeria marca o início do resgate histórico do Poder Legislativo, tão importante para a política e cultura de Macuco.

Segundo ele, a exposição permanente pretende zelar pela história do legislativo desde antes e depois da emancipação da cidade. O Vereador e Presidente acrescenta que preservar a história institucional não é somente resgatar o passado, mas compreender as diferenças e ter referenciais consistentes para construir o presente e planejar o futuro. “A criação do memorial vai garantir a preservação, a conservação e o acesso da população a este acervo, proporcionando à comunidade, especialmente estudantes, a oportunidade de conhecer quem fez parte Poder Legislativo”, destaca.

Ainda na ocasião, o Presidente agradeceu ao Prefeito Bruno Boaretto, a todos os vereadores, aos familiares dos homenageados que se fizeram presentes e honrados com a homenagem e aos funcionários da Câmara pela parceria e empenho na realização deste evento que é um marco para história de Macuco.