Com 4 anos de vida sacerdotal, o Padre Wanderson deixou a Paróquia de São João Batista, em Macuco para continuar o seu trabalho de evangelização em Nova Friburgo. Em reconhecimento a sua atuação destacada no município, pelo brilhante trabalho religioso desenvolvido ao longo do tempo em que permaneceu nas atividades religiosas das inúmeras comunidades que integram a paróquia local, a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, a Moção de Aplausos que o homenageou. A iniciativa partiu dos Vereadores Diogo Latini e Cássio Daflon, porém, também teve o apoio incondicional do Presidente Zé Estefani e demais Vereadores, e contou com a presença de muitos fiéis católicos que se fizeram presentes na ocasião da homenagem.

Na cidade, o Padre Wanderson fez tudo o que deveria ter feito e foi além. Foi o responsável pela realização da Unidade Diocesana em 2018, realizou 4 caminhadas rumo à vitória, foi grande incentivador do grupo Aviva Jovem e dos Apostolados de Oração. Proporcionou à comunidade Católica muitos bons momentos: Novenários, Semana Bíblica, grupos de Oração. Foi um grande líder, um grande amigo.

Com espírito inovador e mensagem direta na transmissão da palavra de Deus, se empenhou em pregar missões, administrar sacramentos, organizar comunidades e melhorar igrejas o que o aproximou ainda mais dos fiéis.

Em junho de 2017, ele foi agraciado com a principal honraria de Macuco, ou seja, com o título de cidadão, exatamente, por seu profícuo trabalho de evangelização na cidade, que ia além da comunidade Católica.

Na ocasião da homenagem, os discursos foram o mesmo… o Padre Wanderson é um verdadeiro exemplo de amor ao próximo e, por isso, o pároco vai deixar saudade à população do município. “Sem dúvida alguma, o nosso Padre Wanderson marcou a sua vida sacerdotal na história de nossa cidade. Afinal, ele construiu um legado missionário invejável em benefício da sociedade Macuquense. Fez uma missão ímpar no Município. Foi e será um grande amigo e Pai. Vai deixar saudades”, pontuou o Presidente da Câmara Zé Estefani. Os colegas Vereadores também enalteceram o papel desempenhado pelo padre Wanderson nos últimos 4 anos, no município.

O Vereador Diogo Latini, afirmou que a comunidade deve e muito a figura humana do Padre Wanderson. Em seu discurso, emocionado, ressaltou a felicidade em poder estar homenageando pessoa tão importante para a cidade de Macuco, tanto para os católicos como para os evangélicos. Não deixou de destacar a tristeza de sua ida, mas deixou evidente que o que fica para todos é a lembrança, a alegria de um Padre presente, trabalhador, que junto com a comunidade sempre evangelizou em todos os bairros da cidade. Foi mais que um pai, foi um amigo, que muito ensinou. Finalizou agradecendo por tudo que fez pela comunidade de Macuco.

O Vereador Cássio Daflon, que é membro de Igreja evangélica, ressaltou em seu discurso, que sempre viu no Padre Wanderson uma pessoa que sempre se preocupou em estabelecer famílias fortes e também lutou muito para retirar os jovens das ruas em período de Carnaval. Parabenizou o Padre Wanderson pela passagem dele em nosso município, ressaltando o quanto contribuiu pro crescimento e fortalecimento de famílias.

O Pastor da Igreja Batista, Pastor Eli, também esteve presente e fez questão de destacar que sempre ouviu as pessoas falarem muito bem do seu trabalho de salvar vidas e resgatar jovens.

A despedida dele ocorreu no domingo, dia 24 de março, na Paróquia. O Padre Wanderson deixa um legado muito importante.